terça-feira, outubro 31, 2006

Algodão Doce!

Existem pessoas na nossa vida que por vezes nos sabem a Algodão Doce.

Aquela coisinha boa colorida que metemos na boca e logo se derrete. É claro que ficamos com açúcar derretido até às entranhas, e mal tocamos em algo a nossa pele cola. Mas é divertido.

Assim são algumas almas errantes por aí… que de tão engraçadas colam-se-nos à pele e fazem-nos sorrir.

A história do Condutor que Vai todos os dias até Santarém é uma dessas pessoas que etiqueto de Algodão Doce.

Não conheço o Condutor que Vai todos os dias até Santarém, mas vejo-o todas as segundas feiras enquanto espero o meu autocarro chegar.

Naquela melancolia que é a segunda-feira de madrugada, é ele quem enche o meu sorriso de sol.

De cara rasgada num sorrir perfeitamente puro ele sai do autocarro e diz:

- “Quinta do Sobrado, Abrantes, Fátima, Santarém” [e mais uma parafernália de nomes de terras portuguesas]…

E cala-se sempre de sorriso na mão.

-“ Não, não penso que vá para aí alguém” – responde uma senhora idosa.

-“De certeza? Olhem que não me apetece nada viajar outra vez sozinho… eu pago o pequeno-almoço e ainda vai visitar uma terra diferente… que me diz?”

Todas as pessoas que nesse momento estão embrenhadas nas conversas, ou na música, ou na leitura, ou em quer que seja, esfarrapam gargalhadas vindas da mais cristalina simplicidade.

Eu também sorrio.

Acho que aquele Condutor que Vai todos os dias até Santarém existe para me fazer sorrir todas as segundas feiras de manhã, e uma outra pessoa às terças e outra às quartas… até à infinidade…

Depois de colocar o pessoal bem disposto, entra no seu transporte e segue o seu caminho, não sem antes acenar um breve adeus à plateia que o admirou, pelo menos um instante.

Acho que todos nós gostaríamos de ser Algodões Doces um instante, pelo menos. Nem que seja na vida de alguém, mesmo desconhecido. Não interessa.
O que é interessa é ser. E depois de Ser - > Sentir.

10 comentários:

Anónimo disse...

Há pessoas assim...que nos tocam com a sua simplicidade, e que nos alegram o dia.

António Ferro disse...

Um brinde à rotina! Às vezes resulta :)

Beijinhos

Casemiro dos Plásticos disse...

é a magia da vida!

Anónimo disse...

:0), és formidavel...

é incrivel como com as palavras tu consegues fazer sorrir até o mais carrancudo dos mortais...

"Algodão Doce"?? magnifico, querida Bolacha, magnifico...

e mesmo sem conhecer o tal condutor agradeço-te em nome dele, pois é tremendamente gratificante ser observado por alguem como tu, que usa as palavras como se usavam nos antigos contos de fadas...

fica em paz Bolacha e não percas essa magia, sorri e tem um boa vida :0)

p.s: és sem duvida o "meu" Algodão Doce :0)

hole in my vein disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
hole in my vein disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Nunovsky disse...

Bela história, Bolacha :) Acho que o apelido que melhor assentava ao senhor que vai a Santarém todos os dias é: cativante ;)

Faneca [de má raça] disse...

Muito obrigada pelas vossas palavras... são vocês que me dão força para continuar a escrever estórias iverossímeis... lol.

Anónimo disse...

Well done!
[url=http://mwtjeqia.com/vkgl/rewl.html]My homepage[/url] | [url=http://rrxwbznv.com/daox/vvdz.html]Cool site[/url]

Anónimo disse...

Well done!
http://mwtjeqia.com/vkgl/rewl.html | http://ctabqvxu.com/vdpi/lllc.html