domingo, março 19, 2006

"A Mola de Roupa"





Ontem ao folhear o jornal "Público" deparei-me com um artigo de opinião de Esther Mucznik, que me fascinou imenso.

Chamava-se "A mola da Roupa" e para dar um "cheirinho" aqui vai uma parte:

O que há de perverso na celebração que ciclicamente tem lugar a cada Dia da Mulher é a visão de que a emancipação da mulher se mede essencialmente pelos números. Como se a emancipação feminina se resumisse a uma corrida desenfreada aos lugares habitualmente ocupados pelos homens, como se a referência máxima da emancipação das mulheres fosse... o homem!


Ora bem, pensando bem... nunca tinha pensado nisto... e não é que é mesmo verdade! Se reparamos, no dia da mulher os noticiários, os jornais, em suma toda a comunicação social se recheia de reportagens sobre quantas mulheres estão agora na tropa, na GNR em situações de perigo, em trabalhos normalmente ocupados pelos homens e pela sua masculinidade. E mais, o número de mulheres na política, nas faculdades...

O que é verdade é que este chamado feminismo, nunca passou de uma luta das mulheres no mundo dos homens. E todos os anos nos lembram disso. Já se tornou numa opinião empírica de toda uma sociedade ocidental.

Em 1968, assisti em Paris ao Nascer do Movimento da Libertação das Mulheres. Uma das coisas que me vacinou contra esse tipo de feminismo foi a frase tantas vezes repetida de que "a maternidade impede a realização da mulher.


Pois bem, caras amigas mulheres e amigos, nada nunca esteve tão vincado nas mentes ocidentais como isso: o homem é o bicho papão que nos engravida e nos impede de tentar conquistar o mundo dele!

Mas que história é esta. Todos sabemos que hoje em dia as grandes mulheres podem ter filhos e possuir grandes empregos, somando, ainda a lida da casa. Ter filhos não significa "baixar-se à condição de mulher".

Como se não fosse belo ser mulher...

Eu gosto de ser mulher. Não por ser do contra e querer ser diferente dos homens e roubar-lhes o emprego para me poder vangloriar. Gosto de ser mulher porque sim...


Posted by Picasa

1 comentário:

Anónimo disse...

coco