domingo, março 19, 2006

Racismo (disfarçado)

Na edição de Sábado do jornal "Público", veio impressa na secção dos Media uma notícia que me repugnou:


Estreia a 15 de Julho
Principal canal francês escolhe um pivot negro para horário nobre
Ana machado


Harry Roselmack foi escolhido para apresentar as notícias na TF1, num horário visto por dez milhões de franceses. E em Portugal?


(ver aqui)

Parece que este senhor teve a "grande proeza" de poder estar a apresentar um telejornal, em França, no horário nobre. E isto ocupou página e meia, onde se fala de que é a primeira vez em França, mas que em Inglaterra já acontecia há algum tempo, e que em Portugal, há um jornalista negro que começou na TVI e que agora se encontra nas manhãs da SIC.

Realmente, somos tão bonzinhos. Até parece que é quase uma esmola um jornalista negro ser apresentador de televisão. Até porque, pelo que parece, foi um emprego encomendado pelo primeiro-ministro francês, para dizer: "vejam, eu não sou racista, eu até ponho negros na televisão".

Pois bem, não é bem assim... E os nossos amigos do Público também não ficaram atrás. Reaparem o alarido que se fez por isto acontecer. O tamanho da notícia e a maneira como foi abordado o assunto foi o maior acto de racismo que eu jamais alguma vez vi.

Será que um negro não consegue chegar lá por mérito próprio? Porque é que se tem de fazer a questão de que tudo isto é um favor? Não fazia ideia que a cor da pele também importava para apresentar telejornais.

Somos iguais, não somos... então para quê este acto discriminador de outra raça. por favor estamos no século XXI! Ou será que andámos para trás?

Sem comentários: